Museus e Covid-19

Projeto

Este projeto pretende avaliar o impacto do novo Coronavírus nos museus, registrar as publicações e ações decorrentes da Covid-19, bem como indicar recursos úteis para as instituições no enfrentamento da pandemia.

Coleção On-line

No Internet Archive, estruturamos o Museums and Covid-19, onde registramos documentos, manifestações institucionais e/ou governamentais, artigos de jornal e websites diversos, dentre outros conteúdos relativos aos museus e ao novo Coronavírus.

Um backup da coleção, para nossas pesquisas futuras, está sendo armazenado em banco de dados próprio. Neste local registramos, ainda, as imagens, fotografias e os prints de redes sociais coletados neste período.

O que é o Internet Archive?

O Internet Archive é uma biblioteca digital sem fins lucrativos fundada em 1996, possuindo atualmente bilhões de websites, milhões de livros, dentre outros objetos digitais. Os usuários também podem fazer seus registros e uploads gratuitamente.

Digitando-se uma URL na Wayback Machine do Internet Archive é possível visualizar a evolução do web design e conteúdo de um website, através dos diversos registros salvos ao longo do tempo. Por exemplo, acesse este link para visitar a linha do tempo da UFMG e conferir como era sua página principal na virada do milênio.

Museums and Covid-19

https://archive.org/details/@museums_covid-19 (Uploads de Documentos em PDF)

https://archive.org/details/@museums_covid-19?tab=web-archive (Web Archive de artigos de jornais, websites e blogs)

O que está sendo registrado?

Praticamente tudo que encontramos sobre os museus e a pandemia está sendo incluído, tais como notícias sobre gestão, demissões, fechamentos, reaberturas, finanças, etc. O único tema que não temos registrado integralmente são notícias sobre exposições e eventos culturais on-line. Todos os dias os jornais divulgam alguma atividade na Web, não raro, de forma repetida, abordando os mesmos museus e programas.

Então, neste tópico específico (eventos e exposições on-line), selecionamos apenas algumas reportagens, especialmente aquelas que fazem um apanhado geral com vários museus e exposições ao mesmo tempo.

Sobre os demais temas relativos aos museus e Covid-19, registramos: conteúdos publicados nas mais de trinta fontes selecionadas pela pesquisa, links que são compartilhados nas redes sociais monitoradas pelo projeto ou para nós encaminhados.

O conteúdo é adicionado no Internet Archive em blocos, incluindo as publicações da referida fonte desde a última consulta, de modo retroativo.

É realizada alguma curadoria de conteúdo ou juízo de valor sobre o que é registrado no Internet Archive?

Neste momento da pesquisa, não. A única curadoria é procurar não registrar artigos contendo fake news ou de origem explicitamente duvidosa. Se constatamos que é uma notícia maliciosa, será registrado em outro subprojeto (Museus e Fake News) e não neste sobre a Covid-19 no Internet Archive.

Assim, em termos de conteúdo, não é feita nenhuma curadoria: concordando ou não concordando com o teor do artigo ou publicação, ele será registrado do mesmo modo.

A proposta é estruturar um repositório o mais completo possível da pandemia, no que tange aos museus, para que possamos analisar este material no futuro.

Como este material será trabalhado no futuro?

Interessa-nos, especialmente, os artigos com relatos de situação e análises sobre os impactos da pandemia nos museus e na cultura, envolvendo gestão, sustentabilidade (financeira, ambiental, de público, etc.), regras de funcionamento e visitação, objetivos institucionais, presença on-line, digitalização e disponibilização de acervo na Web, dentre outros.

Então, no futuro, pretendemos conduzir uma meta-análise, avaliando como estas análises descreviam a situação dos museus (imersos na pandemia), o que de fato aconteceu (posterior à pandemia) e quais mudanças e lições podemos extrair de todo esse enorme desafio.

Devido ao grande volume de material coletado, este arquivo será pesquisado também com uso de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Recursos

Guias e Recursos sobre Covid-19

Listagem dos principais recursos, guias e manuais elaborados por organizações vinculadas ao patrimônio cultural, objetivando auxiliar os museus no enfrentamento da Covid-19 em todos os âmbitos: segurança das coleções, presença on-line, sustentabilidade econômica, etc.

Confira a lista: https://webmuseu.org/recursos/covid-19-referencias-guias-e-recursos-para-museus/

Plugins para WordPress

Curadoria de plugins WordPress úteis neste período de pandemia: estatísticas do novo Coronavírus, banners com recomendações da OMS, gestão de projetos para trabalho remoto, coleções on-line, Schema Covid-19, etc. Primeira listagem publicadas abaixo.

Plugins gratuitos com estatísticas, banners e mapas da Covid-19: https://webmuseu.org/recursos/covid-19-curadoria-plugins-banners-estatisticas-mapas/

Privacidade e ferramentas para EAD e Home Office

Além de uma reflexão sobre os perigos da perda de privacidade on-line nesta pandemia, apresentamos recomendações para universidades, instituições culturais e usuários de Internet (todos nós). Disponibilizamos, ainda, uma lista de sugestões de ferramentas para ensino remoto, comunicação, produção de mídias, reuniões on-line, videoconferência e transmissões ao vivo.

Acesse no link: https://webmuseu.org/recursos/covid-19-curadoria-ciberseguranca-privacidade-e-recursos-para-home-office-e-ead/

Recursos Web para GLAM

Os demais recursos deste projeto podem auxiliar as GLAMs (galerias, bibliotecas, arquivos e museus) na ampliação da sua divulgação científica e presença digital na Web. Atualmente já estão disponíveis recursos sobre a Covid-19, Cibersegurança e WordPress.

Website do projeto: https://webmuseu.org/recursos/

Contato

Ana Cecília Rocha Veiga – Coordenadora do projeto, Professora Adjunta na Escola de Ciência da Informação da UFMG
webmuseu.org/ana-cecilia-veiga   anacecilia@ufmg.br

Realização

Webmuseu – Hub de Websites Culturais (Portal didático elaborado e mantido pela professora Ana Cecília)

© 2020 Webmuseu – Cultural Websites Hub.

Menu