Este projeto é desenvolvido pela professora Ana Cecília Rocha Veiga, coordenadora da plafatorma Webmuseu e do LavMUSEU, Laboratório Virtual do Grupo de Pesquisa LavMUSEU/UFMG, registrado no CNPq.
Ana Cecília é Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, tendo sido anteriormente professora do Departamento de Tecnologia da Escola de Arquitetura da UFMG e professora na Escola de Engenharia da UFMG (2006-2017). Tem longa experiência e portfólio em desenvolvimento web, sendo desenvolvedora desde 2004.
Recursos Web para GLAM é uma realização do portal Webmuseu, com apoio logístico e de pesquisa do LavMUSEU e apoio financeiro da PPGCI – Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI/UFMG.
O projeto também conta com colaboradores. Para saber mais consulte as seções Ficha Técnica e Transparência.
GLAM é um acrônimo em inglês para designar as seguintes unidades de informação e cultura: galerias (galleries), bibliotecas (libraries), arquivos (archives) e museus (museums).
Trata-se de templates e protocolos desenvolvidos originalmente para o portal Webmuseu (Hub de websites culturais) e para o LavMUSEU (Laboratório virtual da ECI/UFMG) e que agora foram disponibilizados ao público em geral.
Como gerimos portais, sites e laboratórios virtuais há anos, bem como participamos de eventos e cursos afins, decidimos compartilhar este material com todos, já que a maioria dos museus brasileiros (assim como outras GLAMs) não possui um único funcionário de TI em seu quadro e nem terceiriza estes serviços. (Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020)
A escolha de produtos e serviços envolve questões quantitativas e qualitativas, objetivas e subjetivas. Por exemplo, a usabilidade de um software pode agradar a alguns e não agradar a outros.
Em certos casos, existem produtos de qualidade praticamente equivalentes e dados mais subjetivos contribuem na tomada de decisões, à exemplo dos valores do curador.
Em nosso projeto, sempre privilegiamos softwares open source quando possível, mesmo existindo outras opções comerciais melhores, mas que são tantas vezes inacessíveis aos orçamentos das GLAMs.
Assim, nem sempre se trata de uma questão de “certo ou errado”, mas de curadoria aplicada ao caso.
Nós compartilhamos aqui nossos resultados de investigação aplicadas ao nosso caso específico (portal Webmuseu e laboratório LavMUSEU/UFMG), que certamente se encaixará no cenário de muitas instituições GLAM.
Se você, contudo, acha que pode contribuir com suas opiniões, ajude-nos a melhorar colaborando voluntariamente com o projeto. Saiba mais na seção Doar ou Colaborar.
Não, nenhuma marca ou empresa patrocina este projeto.
Um dos princípios básicos para se garantir a autonomia intelectual de uma pesquisa acadêmica é limitar as fontes de recursos, especialmente aquelas que geram conflitos de interesses.
Todas as empresas e produtos recomendados neste projeto foram selecionados exclusivamente por seu mérito, sem o fornecimento de patrocínios ou de qualquer outra forma de benefício aos pesquisadores.
Para saber mais consulte a seção Transparência.
Não, o projeto não aceita anúncios e nem “links de Afiliados”, que consiste no repasse de comissão de venda por parte de empresas a todos que divulgarem os links de seus produtos em seus websites. Nenhum link contido neste website é de afiliados do projeto.
No caso dos afiliados do WordPress.org, projeto open source no qual acreditamos e sobre o qual construímos este projeto, nós replicamos aqui os seus links de afiliados, com intuito de ajudar o WordPress.
Por exemplo, se você clicar nos links da SiteGround disponibilizados neste website e contratar os seus serviços via este link, a SiteGround repassará um percentual da venda ao WordPress.org, sem que isto altere o valor final que você pagou pelo serviço. Nenhum percentual é destinado ao projeto Recursos Web para GLAM, somente ao WordPress.
Este projeto apenas aceita parcerias acadêmicas muito limitadas e específicas por parte de empresas comerciais.
Mais esclarecimentos na seção Transparência.
Decidimos compartilhar os resultados desta demorada investigação e de anos de experiência indicando nominalmente nossas marcas prediletas. O objetivo é economizar o tempo dos demais interessados.
Um dos grandes desafios desta pesquisa foi escolher os produtos e softwares mais adequados às demandas de desenvolvimento Web do Webmuseu e do LavMUSEU. Grande parte das fontes indicava vários produtos, talvez até mesmo para não parecer favorecimento a este ou aquele fornecedor. Entretanto, curadoria hoje é fundamental, numa época na qual estamos soterrados de informações, sem saber como escolher de modo apropriado.
Ou seja, faz parte deste projeto tomar decisões difíceis e compartilhá-las com quem tem menos expertise ou recursos, como é o caso dos museus brasileiros, que em sua maioria não possui setor de TI e nem terceiriza estes serviços (Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020).
Não há qualquer fidelidade às marcas no projeto, cujas indicações podem (e provavelmente) sofrerão alterações ao longo do tempo. Nosso compromisso é com o conhecimento, com a função social das GLAMs e com a sociedade que custeia os nossos salários.
Mais esclarecimentos na seção Transparência.
Qualquer apoio financeiro proposto por empresas comerciais afins ao tema do projeto será peremptoriamente recusado, objetivando evitar conflitos de interesses.
Já o apoio intelectual para melhor utilização e teste de produtos, comerciais ou não, é muito bem-vindo. Esta interação estará sempre registrada de forma pública na seção Transparência.
Não, segurança cibernética é apenas a primeira etapa do projeto. Trata-se de uma etapa preliminar que precisamos vencer para, finalmente, podermos nos concentrar no foco de nossas pesquisas: gestão e produção de conteúdo digital para GLAM. Entretanto, não tem como falar em um conteúdo de qualidade hospedado em um website inseguro.
Não encontramos de maneira pronta, fácil e em português, os conteúdos de que precisávamos, voltados para nossa realidade específica. Então, decidimos estudar o assunto e produzi-los. Neste sentido, esta etapa consiste em um processo de curadoria do conhecimento consolidado existente sobre cibersegurança, bem como por tomadas de decisões (protocolos, plugins, fornecedores, etc.) a serem adotados em nossos projetos.
Sua ajuda é bem-vinda. Para saber mais acesse a seção Doar ou Colaborar.
Versões
Versão inicial de autoria de Ana Cecília Rocha Veiga.
O projeto
Recursos Web para GLAM (galerias, bibliotecas, arquivos e museus) desenvolve e disponibiliza gratuitamente recursos digitais para unidades de informação e cultura.
Saiba mais.