Release Etapa Cibersegurança

Projeto Recursos Web para GLAM lança protocolos e recomendações de cibersegurança para usuários da Internet, gestores de instituições com TI e desenvolvedores web em WordPress.

O projeto Recursos Web para GLAM (galerias, bibliotecas, arquivos e museus) desenvolve e disponibiliza gratuitamente recursos digitais voltados para unidades de informação e cultura, tais como: checklists, tutoriais, fluxogramas, mapas mentais, processos, curadoria de produtos e serviços, parâmetros e configurações, códigos, templates, softwares customizados, dentre outros.

Nesta primeira etapa, abordou o tema Cibersegurança, disponibilizando protocolos e recomendações para usuários de Internet (todos nós), gestores de instituições com TI e desenvolvedores web em WordPress. Apesar de terem sido pensados para GLAM, nesta etapa, os conteúdos se aplicam a praticamente todos os usuários, gestores, instituições e empresas.

Este projeto foi desenvolvido pela professora Ana Cecília Rocha Veiga, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, sendo uma realização do seu Portal Didático Webmuseu (Hub de websites culturais), com apoio de pesquisa do LavMUSEU/UFMG e apoio financeiro da Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFMG).  O projeto também conta com colaboradores. Saiba mais em Ficha Técnica.

Importância da etapa Cibersegurança em momento de pandemia

Em tempos de pandemia, nos quais estamos teletrabalhando como nunca na história da humanidade, os cuidados com a cibersegurança precisam ser redobrados. Dentro deste cenário, os crimes cibernéticos podem aumentar exponencialmente. As empresas e instituições estão flexibilizando a segurança de seus sistemas, para que os seus funcionários possam acessá-los de suas residências, o que amplia os riscos.

O comportamento do usuário costuma ser, ainda, a principal causa de vulnerabilidade na cibersegurança. Cerca de metade dos usuários reutilizam suas senhas para mais de um serviço. Vazamentos de bancos de senhas revelam que algumas das senhas mais usadas são 123456, password e querty, que são as cinco primeiras letras do teclado. Senhas como estas podem ser rapidamente quebradas por softwares e robôs maliciosos. Outra falha de segurança importante consiste no uso de softwares e aplicativos piratas e/ou desatualizados.

Neste contexto, a etapa Cibersegurança deste projeto contribui para um ambiente de teletrabalho mais seguro para todos. No projeto estão em andamento, ainda, etapas que abordarão gestão, usabilidade e produção de conteúdo digital.

Principais recomendações de interesse do público em geral

Checklist de segurança do Usuário da Internet
FAQ do Usuário da Internet (Neste FAQ, a pergunta 5 lista os procedimentos de cibersegurança mais importantes para os usuários de Internet em geral, sendo uma síntese dos aspectos imprescindíveis para se manter seguro on-line).

Contatos

Ana Cecília Rocha Veiga – Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG
anacecilia.webmuseu.org   anacecilia@ufmg.br

Imagens

Clique nas imagens para acessá-las. Para alta resolução ou outras opções de imagem, favor entrar em contato.

Clipping

 

18/05/2020 (Citação em website) – ICOM CIDOC – Covid-19 Information

02/05/2020 (Notícia na rádio CBN) – Reportagem sobre cibersegurança em tempos de pandemia baseada neste projeto

27/04/2020 (Notícia no site do IBRAM) – COVID-19 Referências: Guias e recursos para os museus – Webmuseu.org

07/04/2020 (Artigo no noticiário da UFMG) – Professora da ECI recomenda ações de cibersegurança no trabalho feito em casa

Menu