Projeto Recursos Web para GLAM

Objetivo

O projeto Recursos Web para GLAM (galerias, bibliotecas, arquivos e museus) desenvolve e disponibiliza gratuitamente recursos digitais voltados para unidades de informação e cultura, tais como: checklists, tutoriais, fluxogramas, mapas mentais, processos, curadoria de produtos e serviços, parâmetros e configurações, códigos, softwares customizados, dentre outros.

Trata-se de templates e protocolos desenvolvidos originalmente para o portal Webmuseu (Hub de websites culturais) e para o LavMUSEU (Laboratório virtual da ECI/UFMG) e que agora foram disponibilizados ao público em geral.

Justificativa

Este projeto surgiu da necessidade de estruturar e otimizar os recursos, processos de gestão e desenvolvimento Web do portal Webmuseu (hub de websites culturais) e do Laboratório Virtual do Grupo de Pesquisa LavMUSEU (ECI/UFMG), registrado no CNPq.

Pretende-se com o Recursos Web para GLAM sanar as nossas principais demandas Web, tais como: cibersegurança, web design, coleções on-line, documentação e digitalização, gestão e produção de conteúdo para mídias digitais, web writing e UX writing, otimização para mecanismos de busca, vocabulários controlados, acessibilidade, e-commerce, redes sociais, dentre outras.

Tendo em vista que estas demandas são lacunas também observadas em grande parte das instituições GLAM no Brasil e em outros países do mundo, conforme dados constantes no Estado da Arte, optou-se por compartilhar estes recursos de forma pública e gratuita.

Os resultados do projeto serão, assim, progressivamente divulgados, visando estimular a discussão nas comunidades científicas e open source, promovendo a construção coletiva do conhecimento.

Primeira etapa: Cibersegurança

Nesta primeira etapa estruturamos os processos e recursos necessários para garantir a segurança cibernética dos websites de GLAM.

A contribuição do projeto consiste na curadoria de fontes confiáveis, seleção das melhores práticas, síntese dos conhecimentos (checklists e fluxogramas), bem como tomada de decisões com base nas recomendações dos especialistas, nas entrevistas com profissionais e pesquisadores de TI, na nossa experiência de anos com o WordPress e nas contribuições da comunidade open source.

Esta etapa produzirá, portanto, protocolos e templates de cibersegurança, indispensáveis para todo projeto web.

Menu