Transparência

Orçamento do projeto

Custeio de revisão e tradução deste website para o inglês
Valor: Em andamento, o valor total será disponibilizado aqui após o encerramento do serviço.
Fonte do recurso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFMG)

Todos os demais custos deste projeto foram pagos pela Profª Ana Cecília Rocha Veiga.

Para doar ou colaborar com o projeto voluntariamente, clique aqui.

O projeto divulga as marcas dos produtos selecionados sem receber nenhuma contrapartida por isto

Faz parte de nossa contribuição social e didática a divulgação de produtos e serviços nos quais acreditamos serem boas alternativas para os alunos, para os profissionais e para as GLAMs. O processo de pesquisa e curadoria de produtos é um processo demorado e que exige conhecimentos técnicos que nem todos possuem. A maioria dos museus brasileiros, por exemplo, não conta com um único profissional de TI em seu quadro e também não contrata estes serviços de terceiros (Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020).

Todas as marcas escolhidas pelo Recursos Web para GLAM o foram por seu exclusivo mérito. Não há qualquer fidelidade às marcas no projeto, cujas indicações podem (e provavelmente) sofrerão alterações ao longo do tempo. Nosso compromisso é com o conhecimento, com a função social da universidade pública e das GLAMs, bem como com a sociedade que custeia os nossos salários. (Vide FAQ do projeto)

O projeto privilegia softwares open source e não aceita patrocínios de empresas comerciais afins

Em nossas pesquisas e atividades privilegiamos, quando possível, softwares livres e código aberto (open source) ou softwares que possuam ao menos uma versão gratuita (freemium), em geral com menos recursos, mas que possam ser utilizados de modo eficaz pelas GLAMs, profissionais, pesquisadores e estudantes.

Um dos princípios básicos para se garantir a autonomia intelectual de uma pesquisa acadêmica é limitar as fontes de recursos, especialmente aquelas que geram conflitos de interesses. O projeto não aceita, portanto, patrocínio de empresas comerciais vinculadas aos seus fins, seja por meio de recursos financeiros, licenças para o projeto ou qualquer outro benefício. Também não aceita anúncios ou links de afiliados. (Vide FAQ do projeto)

Possibilidade de parceria acadêmica com empresas comerciais

Após serem escolhidas para integrar os recursos do projeto, as empresas citadas são informadas desta decisão e as únicas possibilidades de parceria são:

Licenças gratuitas para demonstrações em sala de aula e congressos: Para fins didáticos, divulgamos em aulas e congressos os softwares e serviços, gratuitos ou comerciais, que utilizamos, selecionados exclusivamente por seu mérito, conforme explicado acima. Entretanto, nem sempre é possível fazer isto com a licença do projeto, porque exporia dados sigilosos ou pessoais armazenados nestes softwares. Nestes casos, é solicitada à empresa a cessão de uma licença gratuita exclusiva para demonstrações didáticas. Contudo, o projeto e os pesquisadores continuarão pagando suas licenças normalmente, para que não se configure como patrocínio e comprometa a independência das decisões.

Suporte técnico para melhor uso das ferramentas e feedback: As empresas podem oferecer ao projeto suporte técnico gratuito sobre a ferramenta, bem como receber retorno do projeto quanto aos seus produtos e serviços. Na maioria dos casos as empresas já fazem isto para todos os seus clientes.

Licenças gratuitas e temporárias para testes: O projeto não recebe doação de licenças gratuitas permanentes de produtos comerciais, somente temporárias para testes, para que não se configure patrocínio e comprometa a independência das decisões. Se o produto ou serviço for de qualidade e reconhecido como importante para a pesquisa, será devidamente adquirido com outros recursos obtidos para este fim. Deste modo, o projeto está aberto às empresas (citadas ou não) para que apresentem seus produtos e serviços, cedendo licenças gratuitas temporárias para testes, quando o projeto considerar procedente. Após a realização dos testes, a licença será devolvida para a empresa e, caso haja interesse no produto, este será contratado com recursos apropriados.

Parcerias acadêmicas vigentes com empresas citadas no projeto

Somente as empresas listadas abaixo contataram o projeto ou já foram por ele contatadas.

Todoist

Após análise dos softwares de gestão de tarefas (to-do) disponíveis no mercado, escolhemos o Todoist como a nossa primeira opção, por seu design clean e de fácil usabilidade, inúmeros recursos, adequação à metodologia GTD, preço acessível, disponibilização de descontos para estudantes e profissionais da educação, bem como versão freemium com alguns recursos inteiramente gratuitos.

O Todoist é utilizado pela coordenadora deste projeto para o seu gerenciamento pessoal desde 2018, quando foi contratada uma conta pessoal, custeada pela própria professora deste então. Em 2019, compramos o upgrade para conta Business, mediante solicitação do desconto que o Todoist fornece para qualquer estudante ou profissional da área da educação.

Em 2018, foi cedida pelo Todoist uma licença gratuita para demonstrações do software em sala de aula e congressos, dentro dos termos esclarecidos acima, já que não seria possível fazê-lo com a conta da professora, expondo toda sua vida profissional e pessoal aos estudantes. A professora continua pagando sua licença Business normalmente, mas utiliza a licença cedida pelo Todoist para ensinar técnicas de gestão aos estudantes e participantes de congressos.

Estabeleceu-se, ainda, troca de e-mails para esclarecimentos de dúvidas sobre o software e para fornecimento de feedback sobre o produto. O Todoist concede suporte técnico a todos os seus clientes.

Menu