Início: 11/03/2020

Museus e Covid-19

Este projeto pretende avaliar o impacto do Coronavírus nos museus, registrar as publicações e ações decorrentes da Covid-19, bem como indicar recursos úteis para as instituições no enfrentamento da pandemia.

Internet Archive

No Internet Archive, estruturamos o Museums and Covid-19, onde serão registrados documentos, manifestações institucionais e/ou governamentais, artigos de jornal e websites diversos, screenshots das redes sociais, dentre outras imagens relativas aos museus e ao novo Coronavírus. Um backup da coleção, para extração de dados em pesquisas futuras, será armazenado em banco de dados (imagens e pdfs) e OneNote (reportagens).

Recursos para Museus

Guias sobre Covid-19

Recursos, guias e manuais elaborados por organizações vinculadas ao patrimônio cultural, objetivando auxiliar os museus no enfrentamento da Covid-19 em todos os âmbitos: segurança das coleções, presença on-line, sustentabilidade econômica, etc.

Guias Covid-19 para museus

Plugins Covid-19

Curadoria de plugins WordPress úteis neste período de pandemia: Schema Covid-19, estatísticas do novo Coronavírus, banners com recomendações da OMS, gestão de projetos para trabalho remoto, coleções on-line, etc. Primeiros resultados abaixo.

Plugins WP Banners e mapas Covid-19

Recursos Web para GLAM

Os recursos deste projeto podem auxiliar os museus na ampliação da sua divulgação científica e presença digital na Web. Atualmente já estão disponíveis recursos sobre a Covid-19, Cibersegurança e WordPress.

Website do projeto
Protocolos de Cibersegurança
Recursos Covid-19

Como ajudar os museus?

Doações financeiras

A maioria dos museus brasileiros é de pequeno porte e está em dificuldades para arcar com o salário de funcionários e estagiários. Muitas instituições estão dispensando sua equipe em plena pandemia, pois dependiam das receitas geradas por seus visitantes (bilheteria, loja, café, eventos pagos ou patrocinados, etc.). Entre em contato com os seus museus preferidos pela Internet (ou identifique uma instituição no Museus BR) e verifique como fazer uma doação. Colabore, ainda, na estruturação e divulgação de campanhas de financiamento coletivo, captação de recursos, divulgação de projetos e cursos on-line que por ventura o museu possa vir a oferecer.

Pressão sobre os patrocinadores

Por meio das leis de incentivo à cultura e renúncia fiscal, as empresas brasileiras e internacionais se beneficiaram (e muito) do marketing cultural, realizado através dos museus e exposições. Deixe claro para os patrocinadores de seus museus preferidos que a rescisão de contratos e dispensa de funcionários, neste momento de pandemia, é um péssimo negócio para a imagem e a marca destas empresas. Caso tome conhecimento de dispensas, pressione através de e-mails, telefone e redes sociais. Utilize as hashtags das empresas em suas postagens sobre os museus.

Oportunidades de trabalho

Com o fechamento, diversas instituições estão dispensando seus profissionais e estagiários, que agora, em plena pandemia, encontram-se sem meios de subsistência. Se você pode gerar empregos ou conhece quem tem vagas disponíveis, entre em contato com os funcionários dispensados e auxilie neste processo de realocação. Os profissionais de museus são capacitados e polivalentes, possuindo habilidades e competências intercambiáveis com diversas outras posições no mercado de trabalho.

Seção “Como ajudar os museus?” – Direitos autorais liberados: Domínio Público – Fique livre para reproduzir e alterar

Visitas On-line

Uma forma dos museus se manterem conectados com seu público, cumprindo sua função social, é através da Internet. Visite os seus museus preferidos virtualmente: websites, coleções on-line e/ou redes sociais. Seja um frequentador assíduo de suas plataformas, bem como compartilhe o material produzido pelas equipes do museu, adicionando ainda as respectivas hashtags das instituições, seus projetos e patrocinadores. Assim, não só você estará adquirindo conhecimento e cultura, como ajudará o museu a se manter relevante e a obter recursos financeiros, via marketing digital.

Voluntariado

Neste momento, os museus (especialmente os pequenos) precisam de especialistas em web design, design gráfico, provedor de Internet, etc. Muitas instituições possuem uma equipe preparada para produzir conteúdo on-line de qualidade, porém não conta com profissionais de TI ou recursos para a terceirização deste serviço. Você pode ajudar seus museus preferidos na ampliação de sua presença na Web, fidelização de visitantes, divulgação institucional, atração de patrocinadores e cumprimento de sua função social neste período de pandemia. Os museus provavelmente precisam, ainda, de pessoas especializadas em marketing, captação de recursos, gestão de crise e segurança (física e cibernética).

Segurança física

Caso você trabalhe ou resida próximo a um museu, mantenha-se sempre atento à movimentações estranhas, pessoas paradas perto da instituição sem motivo aparente, janelas ou outros itens quebrados, bem como qualquer indício de que a segurança do museu possa ter sido violada. Mantenha consigo os contatos da instituição e avise seus dirigentes e a polícia em caso de suspeitas. Ajude a salvaguardar o nosso patrimônio cultural, nossa história e nossos preciosos acervos!

Utilize as Hashtags

#MuseusEmCasa

#MuseumFromHome

#FiqueEmCasa

#StayHome

Estatísticas e isolamento

Os museus estão fechados porque o distanciamento social é, até o momento, a melhor e única arma que temos contra o avanço da Covid-19. Apesar da doença não ser fatal na maioria dos casos, o vírus se espalha rapidamente, infectando milhões de pessoas em um curto espaço de tempo. Um dos fatores que o diferencia de outras doenças que podem levar ao óbito é a quantidade enorme de contaminações ocorrendo quase que simultaneamente.

Caso não façamos uma redução drástica desta curva de contágio através do isolamento, nossos postos de saúde e hospitais não conseguirão absorver a enorme demanda de pacientes graves, que necessitarão de atendimento ao mesmo tempo, levando à milhões de mortes desnecessárias por falta de tratamento e leito hospitalar.

Os museus, em cumprimento às recomendações da Organização Mundial da Saúde, bem como de acordo com sua função social e ética, devem permanecer fechados até que tenhamos um remédio eficaz, uma vacina ou, ainda, condições de tratamento médico para todos os pacientes infectados pelo novo Coronavírus (ampliação de leitos, estruturação de hospitais de campanha, fabricação de equipamentos e insumos médicos, etc.).

Navegue no mapa abaixo e obtenha as últimas estatísticas da Covid-19 nos diversos países, com dados extraídos da Johns Hopkins University. No Brasil, até agora, oficialmente temos 391,222 infectados. No total, em nosso país, 24,512 pessoas morreram. Estes são os números oficiais, contudo, inúmeras pesquisas têm revelado que os casos estão altamente subnotificados. Esta pandemia é o maior desafio das nossas gerações e os museus precisam enfrentar este momento com força e dignidade.

Faça sua parte, fique em casa!

Contato

Menu