PEDRAS SABIDAS

Circuito Acessível de Expositores Interativos

VISITE O CIRCUITO ACESSÍVEL

O Circuito Acessível de Expositores Interativos consiste em uma exposição permanente do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, voltada para o público de pessoas com deficiência, considerando ainda os princípios do Desenho Universal (acessibilidade para todos). Confira a seguir alguns dos acervos e recursos da exposição, bem como o roteiro do visitante, com informações sobre o Circuito Pedras Sabidas. Bem-vindos!

Fachada principal do Museu das Minas e do Metal, com duas grandes colunas, várias janelas, três andares e um brasão no alto onde se lê: "Secretaria da Educação".
Clique aqui
Vista de cima da maquete sensorial da Praça da Liberdade, mostrando a legenda em Braille.
Clique aqui
Vista debaixo da roda imersiva, que consiste em um círculo com uma sequência de televisores e equipamentos de áudio, que mostram imagens e locuções sobre o Alumínio.
Clique aqui
Galeria do Inventário Mineral, com bancos para os visitantes se sentarem e sequência de janelas com minerais, gemas e meteoritos em exposição.
Clique aqui
Escultura Língua Afiada, que consiste numa enorme escultura metálica curva, que ocupa quase que um corredor inteiro do museu.
Clique aqui
Interface interativa com três amostras de minerais e tela, onde se lê: "Circuito Acessível Pedras Sabidas".
Clique aqui
Banco onde os visitantes podem ouvir o áudio sobre Mendeleev e escultura de tubos e projeções, homenageando os elementos químicos da tabela periódica.
Clique aqui
Expositor Pedras Sabidas com cinco amostras, pronto para ser utilizado. No televisor aparece a mensagem: "Pegue uma amostra".
Clique aqui
Um grupo de escolares interagem com as atrações do MM Gerdau, em especial com o Chão de Estrelas.
Clique aqui
Pessoas conversando e interagindo em um evento no salão social do MM Gerdau.
Clique aqui

O Circuito Acessível de Expositores Interativos foi premiado pelo Programa Ibermuseus.

PROJETO PEDRAS SABIDAS

Este projeto é fruto de um convênio internacional de pesquisa entre a UFMG (Laboratório Virtual LavMUSEU), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e o IPB (Instituto Politécnico de Bragança – Portugal), objetivando a realização do projeto TI (Tecnologia da Informação) em Museus de Alta Complexidade. Na fase de protótipo, contou ainda com a participação de docentes da Universidade de Aveiro (Portugal). Desta pesquisa nasceu o Circuito Acessível de Expositores Interativos, que em 2016 foi premiado pelo Programa Ibermuseus.

logo da UFMG
logo IPB - Instituto Politécnico de Bragança
logo da Universidade de Aveiro
Logo Ibermuseus

Sobre o Circuito

Protótipo

Esta etapa inicial permite ao museu identificar peças do seu acervo que possam ser utilizadas em exposições acessíveis, bem como testar recursos e tecnologias assistivas que ampliem a comunicação com os diversos visitantes.

Piloto

A partir das avaliações dos visitantes na etapa anterior, esta fase objetiva a produção de recursos pilotos para experimentações e prospecções, visando a construção adequada de soluções definitivas para as exposições.

Consolidação

Considerando os testes realizados nos expositores protótipo e piloto, bem como as avaliações pós-uso e os resultados obtidos nas atividades temporárias, consolidação de um circuito acessível, integrado à exposição permanente do museu.

0
Instituições envolvidas
0
Profissionais na equipe
0
visitantes avaliadores
0
anos de projeto

VISITE  O CIRCUITO

Atenção: O museu está temporariamente fechado devido à pandemia do novo Coronavirus.

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Terça a domingo das 12h às 18h
Quinta-feira das 12h às 22h
Toda última terça-feira do mês das 12h às 17h

Circuito Pedras Sabidas, Café e Loja: Mesmo horário de funcionamento do Museu.

Entrada gratuita

Praça da Liberdade, s/nº Prédio Rosa, Belo Horizonte/MG, Brasil, 30140-010

+55 (31) 3516-7200

Fale Conosco

    Menu