Cibersegurança Tutorial: WordPress – Backup com UpdraftPlus

Versão Beta para testes e avaliações: Aguarde em breve a versão final. É um especialista em WordPress e quer contribuir com sua opinião sobre este tutorial? Clique aqui para acessar os Contatos. 

O UpdraftPlus é um plugin freemium (possui versão gratuita e versão paga) para realização de migrações e backups, dentre outros recursos. Neste tutorial, utilizamos a versão gratuita do plugin para realizar o backup de uma instalação de subsite (website em rede do WordPress Multisite), que é similar ao backup de instalação padrão. Confira abaixo o passo a passo:

1 – No menu lateral do Painel Administrativo do WordPress, clique em “Configurações”.

2 – Dentro de “Configurações”, clique em “Backups do UpdraftPlus”.

3 – No Painel do UpdraftPlus, clique em “Backup Agora”.

4 – Marque todas as três opções disponíveis de configuração e clique em “Backup Agora”.

5 – Aguarde o backup ser finalizado, acompanhando a barra de andamento em azul. Este procedimento pode demorar, de acordo com o tamanho do website a ser processado.

6 – Ao finalizar, uma mensagem aparecerá na tela: “O backup terminou de executar”. Pode clicar em “Fechar”.

7 – O backup aparecerá na lista de backups existentes, logo abaixo da página principal do painel do UpdraftPlus.

8 – Clique nos cinco backups disponibilizados na lista: Banco de Dados, Plugins, Temas, Uploads e Outros. Os arquivos serão então preparados para Download.

9 – Clique em “Baixar para o seu computador” nos cinco arquivos e salve os backups numa pasta em seu equipamento. É aconselhavel realizar cópias de segurança destes arquivos (pen drive, CD ROM, HD externo, etc.).

10 – Mantenha no seu equipamento alguns backups antigos, pois em caso de contaminação por hackeamento, os backups mais recentes podem estar comprometidos. Entretanto, delete periodicamente do servidor backups desatualizados (ex: mais de um ano), para não ocupar memória desnecessariamente.

11 – Faça este procedimento mensalmente ou sempre que grandes alterações forem realizadas no seu website. É importante conferir ainda a frequência de backups do seu servidor ou empresa de hospedagem para decidir o cronograma de backups.

Versões

Menu