Conteúdo Digital Código: Exemplo de RDF da DBpedia

Versão Beta para testes e avaliações: Aguarde em breve a versão final. É um especialista em vocabulários controlados e quer contribuir com sua opinião sobre este exemplo? Clique aqui para acessar os Contatos. 

Vocabulários controlados são listas de termos que podem ser utilizados nos processos de indexação, bem como de representação temática, objetivando padronizar e facilitar a recuperação da informação em sistemas de documentação.

RDF na DBpedia: Exemplo

DBpedia é a versão da Wikipedia em RDF, isto é, conteúdo estruturado, legível por máquinas. Como tal, é uma base de conhecimento que pode ser acessada diretamente por programas e consultada usando SPARQL. É obtida através do processamento automático das knowledge box, sumários que aparecem na parte superior direita de cada página da Wikipedia e que sumarizam o conteúdo da entrada.

Por exemplo, temos a entrada sobre Miguel de Cervantes na Wikipedia. Da knowledge box dessa entrada é extraída a informação de que o nascimento de Cervantes foi em “Alcalá de Henares, España” e que sua ocupação foi “Novelista, soldado, contable, poeta y dramaturgo”.

Essas informações são representadas em RDF na entrada correspondente da DBpedia assim:

<?xml version=“1.0”>
<rdf:RDF
xmlns= http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns
xmlns:dbo=“http://dbpedia.org/ontology/”>
<rdf:Description rdf:about “http://dbpedia.org/page/Miguel_de_Cervantes”>
<dbo:BirhPlace>http://dbpedia.org/page/Alcalá_de_Henares
</dbo:BirthPlace>

<dbo:occupation>Novelist</dbo:occupation>

</rdf:Description>
</rdf:RDF>

Menu